terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sistema de CO2 caseiro.

O CO2 é um gás que é absorvido pela planta, por via foliar, e serve para fornecer Carbono, que é um dos principais componentes dos vegetais. Na água ele promove uma acidificação maior ou menor,dependendo da dose fornecida. Na sua falta, as planta passam a obtê-lo dos bicarbonatos em dissolução, aumentando o ph do aquário. Para que haja o crescimento, as plantas necessitam realizar a fotossíntese, um processo que ocorre sob a ação da luz . Tendo um solo rico em nutrientes, luz suficiente e uma temperatura adequada o fator que limita normalmente o crescimento é a falta do dióxido de carbono (CO2) dissolvido na água. Então a melhor coisa a fazer é aumentar esse nível de CO2 fornecendo artificialmente, o que basicamente é conseguido apenas colocando esse gás em contato com a água. Encontramos diversos sistemas de CO2 à venda nas lojas de aquário, porém, devido ao alto custo, muitas vezes não estão ao alcance de muitos. Existe uma solução caseira barata para o problema, que consiste em obter dióxido de carbono através da fermentação do açúcar dentro de uma garrafa.

Aqui vai uma ajuda para fazer o CO2 “bombar” no seu aquário.

Materiais necessários:

- 1 garrafa pet de 2 litros
- mangueirinha do tipo usado em compressores de ar de aquário.
- "Super Bonder"
- Silicone
- Registro de ar
- Pedra porosa ou difusor do tipo zigue-zague.
- 1 Fita tipo lacre.
- Fermento biológico seco instantâneo
- Bicarbonato de sódio
- Açucar.
- Agua.



MONTANDO O SISTEMA:

Primeiro passo: Faça um furo na tampinha da garrafa pet. Passe a mangueira aproximadamente 1 cm para o lado de dentro da tampinha, passe super bonder dos 2 lados da tampinha e deixe secar. Para uma maior vedação depois de secar o super bonder, passe o silicone também dos 2 lados da tampinha.

Segundo passo: Coloque o registro de ar na mangueira (na altura que mais lhe agradar).




Terceiro passo: Para durar mais tempo sua garrafada é importante estar bem vedada. Para isso use a fita tipo lacre na junção da mangueira com o registro de ar.

Quarto passo: Coloque na outra extremidade da mangueira a pedra porosa ou o difusor zigue-zague. (prefiro o zigue-zague porque, as bolhas do gás tem que ficar a maior quantidade de tempo possível em contato com a água para que haja a difusão).


SEU SISTEMA ESTÁ PRONTO!


Medidas para a solução:

1,5 litros de água aquecida
2 colheres de chá de fermento biológico
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
3 xicaras de açúcar

MONTANDO A SOLUÇÃO:

Aqueça um pouco a água e coloque as 3 xicaras de açúcar e mexa bem. Adicione as 2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo e mexa. Adicione em seguida 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e mexa. Coloque o liquido na garrafa pet e feche bem.

Agora é só aguardar a fermentação que as primeiras bolhas logo sairão.

Essa solução dura em torno de 1 mês ocasião em que é necessário desprezar a solução antiga que terá um forte cheiro alcoólico e colocar uma solução nova.

Devemos regular a freqüência com que sai o gás carbônico para que se atinja um nível entre 20 e 40 mg/l, suficiente para um um ótimo crescimento das plantas e seguro para os peixes que habitam o aquário. É possível saber a quanto anda essa concentração na água do aquário analisando a relação entre o valor da Dureza de carbonatos(dKH) e o Ph da água, informações que podem ser facilmente obtidas através de testes encontrados em lojas de aquário. A tabela que nos fornece essa relação será colocada na proxima publicação.